HENNA PARA SOBRANCELHAS

26 de julho de 2020

Lawsonia Inermis, popularmente conhecida como henna, podemos chamar de henna tanto a planta como o corante que é extraído dela.
Originaria da Índia e norte da Africa o corante é muito utilizado para colorir os cabelos, sobrancelhas e para tatuar o corpo (geralmente mão e pés).



Proveniente da casca e das folhas secas, o corante tem uma cor castanho-avermelhada e é comercializado pela indústria de cosméticos; no entanto, há produtos com aditivos que, para dar um tom mais escuro ao corante, podem acabar causando alergias na pele.
A cor pode ser modificada adicionando outros corantes, como Indigo, Gambier ou pó de noz de areca.




CURIOSIDADE: a henna é um dos cométicos mais antigos do mundo, os registros escritos de seu uso datam de mais de 2.500 anos. É de grande importância no Islã, onde é usado em muitas cerimônias, especialmente no casamento. Este último uso também foi adotado no hinduísmo e no budismo.
Outra curiosidade é que a henna capilar acaba com os piolhos.
Os vários estudos in vitro e in vivo de Lawsonia Inermis relataram que a planta possui propriedades antibacteriana, antifúngica, antiparasitária, antiviral, anticâncer, antidiabética, tuberculostática, anti-inflamatória e cicatrização de feridas. Esta revisão discute os dados botânicos, de uso tradicional, fitoquímico e farmacológico da planta.
Propriedades medicinais: absorvente de radiação ultravioleta, adstringente, anti-séptica, anti-inflamatória, bactericida, béquica, corante, desodorante, estimulante, sedativa.


Usos etnomédicos de diferentes partes de L. inermis
Peças de plantas
Usos tradicionais (como / em)
Raiz
Amargo, depurativo, diurético, emenagogo, abortivo, sensação de queimação, hanseníase, doenças de pele, amenorreia, dismenorreia e envelhecimento prematuro dos cabelos (15).

Folhas
Amargo, adstringente, ácido, diurético, emético, edema, expectorante, anódino, anti-inflamatório, constipante, depurativo, tônico hepático, hematínico, estíptico, febrífugo, tricogênico, ferida, úlceras, estrangulamento, tosse, bronquite, sensação de queimação, cefalalgia, hemicranias, lombalgia, reumatalgia, inflamações, diarréia, disenteria, hanseníase, leucoderma, sarna, furúnculos, hepatopatia, esplenopatia, anemia, hemorragias, hemoptise, febre, oftalmia, amenorréia, queda de cabelo, acinzentação, icterícia (15-18) .

Flores
Cardiotônico, refrigerante, soporífico, febrífugo, tônico, cefalalgia, sensação de queimação, cardiopatia, demência, insônia, febre (15).

Sementes
Antipirético, intelectivo, constipador, febres intermitentes, loucura, demência, diarréia, disenteria e gastropatia (15).



Referências:
https://www.pharmatutor.org/
https://www.tudosobreplantas.com.br/
https://www.casadaindia.com.br/
http://tropical.theferns.info/

Nenhum comentário:

Postar um comentário







Já curtiu?

Mais Lidos

Visitantes online!